domingo, 28 de fevereiro de 2010

Consolidação do cinema coreano

Por um bom tempo fiquei sem saber quase nada do cinema coreano, na verdade, eu não sabia nada. Foi então que um dia meu amigo me recomendou o filme Oldboy do diretor coreano Chan-wook Park. Ao ver esse filme percebi o quanto o cinema coreano era bom, não somente bom, mas muito bom. Falo isso somente pelo os aspectos apresentados no filme: direção magnífica, atuação idem, mas acima de tudo o que mais me impressionou, e acredito que impressou muita gente, foi o roteiro desse filme. Logo de cara ficamos nos perguntando porquê aquele homem embriagado do início do filme é sequestrado? E o que ele fez de tão grave para está sofrendo tanto dentro daquele quarto de hotel? Durante os 20 minutos iniciais do filme ficamos fazendo essas perguntas sem parar, até que o protagonista é libertado sem mais e nem menos daquele quarto. Até aí parece que já sabemos o que irá decorrer durante o filme: após obter liberdade o personagem Oh Dae-su parte em busca de vingança procurando saber quem foi a pessoa responsavél por lhe causar tanto mal durante 15 anos. O fato é que isso, é somente o inicio do filme, o que acontece depois é o que mais impressiona, e choca ao mesmo tempo. Por isso que não vou dizer o que acontece depois, mas é preciso que todos que ao verem Oldboy reflitam e levem em consideração todas as cenas, todos o elementos nele empregados, porque eles não estão ali por acaso, ou seja, são fundamentais para o desenrolar e principalmente para o desfecho da película. Com o enredo muito chocante o filme foi ganhador do prêmio do juri do festival de Cannes, e tornou-se um dos meus filmes favoritos. Queria vê-lo de novo, para poder deleitar sobre um verdadeiro exemplo de bom filme, bom não, um excelente filme. E agradeço muito ao meu amigo por ter me emprestado e sugerido essa obra prima do cinema coreano.




Um comentário: